China e Coreia do Norte reforçam laços e defendem oposição ao unilateralismo
Pequim e Pyongyang reafirmam parceria estratégica em meio à expectativa de encontro entre Xi Jinping e Donald Trump
Por Bianca Penteado, de Pequim – Os ministros das Relações Exteriores da China e da Coreia do Norte se reuniram neste domingo (28), em Pequim, pela segunda vez dentro do período de um mês, para reforçar a cooperação bilateral e alinhar estratégias frente ao cenário internacional.
A presença da chanceler norte-coreana Choe Son-hui em Pequim se soma à visita recente de Kim Jong-un, que acompanhou Xi Jinping no desfile militar em homenagem aos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.
Após o encontro, Choe declarou que Pyongyang pretende aprofundar a coordenação com Pequim, colocando em prática os consensos firmados entre os líderes dos dois países, ampliando a cooperação multilateral e resistindo ao unilateralismo.
Já o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, assegurou que Pequim manterá apoio a Coreia do Norte “para se opor a todas as formas de hegemonismo” e proteger os interesses comuns das duas nações.
Ele ainda acrescentou que o cenário internacional vive um momento de “turbulência e convulsões entrelaçadas”, com práticas de intimidação que causam “graves danos” – numa referência às ameaças de tarifas comerciais impostas pelo governo norte-americano.
A reunião ocorreu em meio às expectativas de um possível encontro entre o presidente chinês Xi Jinping e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nas próximas semanas.