HOME > Mundo

Chefe da ONU exige cessar-fogo imediato e adverte que tomada da Cidade de Gaza trará mais morte e destruição

Secretário-geral da ONU fala em “escalada perigosa” e reforça apelo por trégua para deter a devastação e salvar civis em Gaza

António Guterres (Foto: TASS)

247 - O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu “cessar-fogo permanente, agora” e alertou que o plano de Israel de “tomar o controle da Cidade de Gaza” representa uma “escalada perigosa” com risco de aprofundar “consequências catastróficas” para milhões de palestinos. “Precisamos de um cessar-fogo permanente, agora”, disse Guterres, que também voltou a cobrar a libertação imediata dos prisioneiros de guerra e acesso pleno da população de Gaza à ajuda humanitária.

A ofensiva sobre a Cidade de Gaza e as ordens de evacuação em massa se inscrevem numa escalada militar que tem provocado forte reação internacional. A avaliação do chefe da ONU converge com relatos de agências e boletins oficiais que descrevem a tomada de Gaza como um passo que ameaça colocar ainda mais vidas em perigo. 

Guterres sublinhou que a operação para capturar a Cidade de Gaza inevitavelmente produzirá “grandes baixas civis e destruição”, reforçando o caráter urgente do cessar-fogo e do fluxo de ajuda. O alerta foi feito no momento em que Israel move tropas e amplia chamamentos de reservistas para a investida terrestre. 

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...