Chanceler iraniano agradece apoio do BRICS e alerta para "consequências perigosas" da impunidade de Israel
Araghchi elogiou a postura dos países-membros por “condenarem atos flagrantes de agressão por dois atores com armas nucleares” contra o país
247 – O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, agradeceu neste domingo (6) o apoio do BRICS diante da escalada de tensões no Oriente Médio. Em declaração, Araghchi elogiou a postura dos países-membros por “condenarem atos flagrantes de agressão por dois atores com armas nucleares” contra o Irã — em referência a Israel e aos Estados Unidos.
O chanceler iraniano também fez um alerta sobre os riscos da impunidade em relação às ações de Israel na Faixa de Gaza. Segundo ele, a continuidade do que chamou de “genocídio brutal” no território palestino pode trazer consequências graves para a segurança global.
A manifestação do governo iraniano veio poucas horas após o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura da cúpula de chefes de Estado do BRICS. Lula condenou a ofensiva israelense em Gaza, classificando-a como genocídio, e reafirmou a posição brasileira contrária aos ataques de Israel e dos Estados Unidos ao território iraniano.