Brasil apoia iniciativa de Reino Unido, Canadá e Portugal para reconhecer Estado da Palestina na ONU
Itamaraty elogia anúncios prévios à Assembleia Geral e convoca outros países a reconhecerem a Palestina como Estado soberano
247 - O governo brasileiro demonstrou apoio às recentes declarações de Reino Unido, Malta, Canadá e Portugal que indicam a possibilidade de reconhecimento do Estado da Palestina. A manifestação dos quatro países europeus e norte-americano foi recebida com entusiasmo por Brasília, que vê na medida um avanço em direção à solução de dois Estados no Oriente Médio.
A nota, divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, destaca que tais posicionamentos devem se consolidar durante a 80ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, prevista para setembro.
As declarações somam-se ao anúncio da França na última semana e, segundo o Itamaraty, reforçam “o crescente engajamento da comunidade internacional em favor de ações concretas para materializar a solução dos dois Estados”. O governo brasileiro reiterou que essa é a única via possível para a construção de uma paz duradoura entre israelenses e palestinos.
“O governo brasileiro exorta as nações que ainda não reconheceram a Palestina como Estado a que tomem essa medida com a brevidade possível e conclama todos os países a trabalhar pelo ingresso da Palestina como membro pleno nas Nações Unidas”, afirma a nota oficial.
Ainda segundo o comunicado, o Brasil mantém firme sua posição histórica de defesa da criação de dois Estados independentes e seguros, com base nas fronteiras estabelecidas em 1967. “Nesse contexto, o Brasil reafirma a defesa da solução de dois Estados, com um Estado da Palestina independente e viável, convivendo lado a lado com Israel, em paz e segurança, dentro das fronteiras de 1967, o que inclui a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, tendo Jerusalém Oriental como sua capital”, reiterou o Itamaraty.
A movimentação diplomática dos países citados pode ser interpretada como resposta ao agravamento da crise humanitária e política nos territórios palestinos, especialmente diante dos contínuos episódios de violência na Faixa de Gaza e da expansão de assentamentos israelenses na Cisjordânia. O apoio do Brasil a essa iniciativa reafirma a postura do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em favor do multilateralismo e da justiça internacional.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: