HOME > Mundo

Biden parabeniza Trump pelo acordo de cessar-fogo em Gaza

Ex-presidente dos EUA destaca libertação de reféns e reconhece papel de Trump na mediação do acordo

Donald Trump e Joe Biden (Foto: Reuters/Kevin Lamarque)

247 - O ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou nesta segunda-feira (13) uma nota em que demonstrou “profundo alívio e gratidão” pelo acordo de cessar-fogo firmado na Faixa de Gaza e pela libertação dos últimos 20 reféns vivos em poder do Hamas.

Em mensagem publicada na rede social X, Biden afirmou que a data representava um marco após meses de violência e sofrimento. “Estou profundamente grato e aliviado por este dia ter chegado – pelos últimos 20 reféns vivos que passaram por um inferno inimaginável finalmente se reencontrarem com suas famílias e entes queridos, e pelos civis em Gaza que sofreram perdas imensuráveis e finalmente terão a chance de reconstruir suas vidas”, escreveu o democrata.

Reconhecimento a Trump e esforço diplomático

No comunicado, Biden destacou que o processo de negociação foi complexo e exigiu esforços conjuntos. De maneira incomum, fez questão de reconhecer o trabalho de Donald Trump e sua equipe na condução do cessar-fogo. “O caminho para este acordo não foi fácil. Meu governo trabalhou incansavelmente para trazer os reféns de volta para casa, levar alívio aos civis palestinos e encerrar a guerra. Elogio o presidente Trump e sua equipe por seu trabalho para levar um novo acordo de cessar-fogo até a linha de chegada”, declarou.

Esperança de estabilidade no Oriente Médio

Biden também reforçou a expectativa de que o novo cenário abra espaço para uma paz duradoura entre israelenses e palestinos. “Agora, com o apoio dos Estados Unidos e do mundo, o Oriente Médio está em um caminho para a paz que espero que perdure e para um futuro para israelenses e palestinos com medidas iguais de paz, dignidade e segurança”, concluiu.

 

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...