Bernie Sanders denuncia desigualdade nos EUA e acusa Trump de manipulação eleitoral
Os EUA têm mais desigualdade de renda e riqueza do que nunca, diz senador
247 - O senador independente Bernie Sanders, de Vermont, lançou duras críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusando-o de tentar manipular o sistema eleitoral e aprofundar a desigualdade social no país. Em entrevista ao programa State of the Union, da CNN, neste domingo (10), Sanders alertou que a concentração de riqueza e poder atingiu níveis sem precedentes: “Há mais desigualdade de renda e riqueza hoje do que nunca”.
Sanders disse que a derrota da democrata Kamala Harris em 2024 teve relação direta com a influência da elite bilionária, que, segundo ele, “estava dizendo a ela para não defender a classe trabalhadora”. Para Sanders, é inadmissível disputar a Casa Branca “sem desenvolver uma agenda sólida que aborde a crise econômica enfrentada pelas famílias trabalhadoras”.
O senador afirmou que o país vive um colapso social e econômico: Sessenta por cento da população vive de baixos salários, afirmou Sanders. Afirmou ainda que o país tem um sistema de saúde falido e disfuncional”. Ele classificou como vergonhoso o fato de os EUA serem “o único grande país que não garante assistência médica para todos”, mesmo gastando cifras astronômicas na área.
Sanders insistiu que o sistema político norte-americano está “quebrado e corrupto” e denunciou a manobra de redistritamento no Texas, que atribui diretamente a Trump. Segundo ele, o presidente age de forma autoritária para fraudar o processo democrático: “(Trump) está tentando, sabe, com seu estilo autoritário, dizer: ‘Ei, não quero perder a eleição. Vamos fraudar o sistema. Me deem mais cinco votos no Texas, talvez em outros estados’”.
Para o senador, permitir que Trump manipule o sistema seria um erro fatal. Ele questionou: “O que os democratas deveriam fazer? Ficar sentados e dizer: ‘Nossa, Trump está indo muito mal; não há nada que possamos fazer. Deixem que eles ganhem a eleição’, quando não deveriam?”.
A fala integra a turnê nacional Combatendo a Oligarquia, em que Sanders mobiliza a população contra o que considera uma ameaça real à democracia e aos direitos sociais nos EUA. Seus comícios têm reunido milhares de pessoas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: