HOME > Mundo

Austrália reconhecerá Estado palestino em setembro, diz Anthony Albanese

Primeiro-ministro afirma que solução de dois Estados é “a melhor esperança da humanidade” e decisão será anunciada na ONU

Ato pró-Palestina (Foto: Reprodução/X/@henricarneiro)

247 - A partir de setembro, a Austrália passará a reconhecer oficialmente o Estado da Palestina. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (11) pelo primeiro-ministro Anthony Albanese, que afirmou que a medida será formalizada durante a reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), em Nova York. A informação foi divulgada pela Al Jazeera.

Para Albanese, “uma solução de dois Estados é a melhor esperança da humanidade para quebrar o ciclo de violência no Oriente Médio e pôr fim ao conflito, ao sofrimento e à fome em Gaza”. O gesto ocorre em meio à expectativa de que outros países, como Canadá, França e Reino Unido, adotem posição semelhante no próximo mês.

O anúncio vem dias após um grande ato em Sydney, quando cerca de 300 mil pessoas marcharam pela Ponte do Porto exigindo o fim da guerra e o reconhecimento da Palestina. A ministra das Relações Exteriores, Penny Wong, alertou: “Há o risco de não haver mais nenhuma Palestina para ser reconhecida”.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...