Governo lança cadastro nacional que permite saber se celular é roubado antes da compra
Ferramenta do programa Celular Seguro unifica dados de roubo, furto e perda e já está disponível para consulta com número do IMEI
247 - O governo Lula (PT) lançou, nesta segunda-feira (14), uma nova ferramenta para ampliar a segurança dos consumidores na hora de comprar um telefone móvel. De acordo com o portal oficial do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), foi instituído o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição (CNCR), que reúne, em uma única plataforma, registros de roubo, furto e extravio de aparelhos em todo o país.
A medida foi publicada no Diário Oficial da União e integra o programa Celular Seguro, que já atua no bloqueio remoto de dispositivos roubados. O novo sistema agora unifica informações do Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI), da Base Nacional de Boletins de Ocorrência (BNBO) e do próprio Celular Seguro, possibilitando que qualquer cidadão consulte se o celular que pretende adquirir tem alguma restrição.
“O cidadão tem o direito de saber se o celular que ele está comprando é roubado ou não. O cadastro é uma garantia ao cidadão. Com ele, a ferramenta Celular Seguro segue oferecendo mais segurança aos brasileiros na hora de adquirir um bem tão essencial na vida cotidiana como é o telefone móvel nos dias de hoje”, afirmou o secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a unificação desses dados representa um avanço na prevenção da receptação de celulares furtados, ajudando também a coibir o comércio ilegal de aparelhos.
Como funciona a consulta - A verificação pode ser feita diretamente pelo aplicativo Celular Seguro, disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS. O único dado necessário é o número do IMEI — a identificação única do aparelho. É possível inserir o código manualmente ou usar a câmera do celular para escanear o código de barras.
Para localizar o IMEI no próprio aparelho, basta digitar *#06# no teclado de chamadas. O número, composto por 15 dígitos, aparecerá na tela. Ao fazer a consulta, se não houver impedimento, o sistema informará que o dispositivo está liberado para uso.
Passo a passo para consultar um celular:
- Baixe o app Celular Seguro na Play Store (Android) ou App Store (iOS);
- Na tela inicial, clique em “Celulares com Restrição”;
- Digite o número do IMEI ou escaneie o código de barras com a câmera;
- Caso não existam restrições, o sistema informará que o celular está apto para uso.
A expectativa do MJSP é que a nova base de dados reduza significativamente o risco de aquisição de celulares com origem criminosa, oferecendo uma ferramenta prática, segura e acessível a todos os brasileiros.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: