Xi Jinping reforça parceria estratégica ao se reunir com presidente da Câmara russa
Encontro em Pequim, Presidente chinês destacou laços históricos entre com a Rússia e reafirmou compromisso pela paz mundial
247 - O presidente da China, Xi Jinping, reuniu-se nesta terça-feira (26) em Pequim com Vyacheslav Volodin, presidente da Duma Estatal, a câmara baixa do Parlamento russo, informa o Global Times. Durante o encontro, Xi ressaltou que os laços entre Pequim e Moscou estão entre os mais sólidos e estratégicos no cenário global atual, marcado por instabilidade e transformações.Segundo o mandatário chinês, aprofundar a cooperação de alto nível com a Rússia atende aos interesses fundamentais dos dois povos e contribui para a estabilidade da ordem internacional. “As relações entre a China e a Rússia são as mais estáveis, maduras e estrategicamente significativas entre os principais países no mundo volátil e em transformação de hoje”, afirmou Xi.
Comemorações históricas
Xi também recordou sua visita de Estado à Rússia em maio deste ano, quando participou da celebração do 80º aniversário da vitória da União Soviética na Grande Guerra Patriótica. O líder chinês destacou ainda que, na próxima semana, Pequim sediará um grande evento em homenagem ao 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e à vitória na Guerra Mundial Antifascista.
Sacrifícios compartilhados na Segunda Guerra Mundial
Durante o encontro, Xi sublinhou o papel fundamental que a China e a União Soviética desempenharam como principais campos de batalha na Ásia e na Europa durante a Segunda Guerra Mundial.
“As duas nações fizeram grandes sacrifícios nacionais para lutar contra o militarismo japonês e a agressão fascista alemã, e deram contribuições históricas para a vitória final na Segunda Guerra Mundial”, disse o presidente chinês.
O encontro entre Xi e Volodin reforça a cooperação estratégica entre os dois países.