Parceria entre Brasil 247 e Global Times

HOME > Global Times

China rebate discurso da nova primeira-ministra do Japão sobre segurança e defesa

Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores critica mudanças na política militar japonesa e questiona compromisso com o pacifismo

Guo Jiakun, porta-voz da chancelaria chinesa (Foto: Global Times)

247 – O governo chinês reagiu nesta sexta-feira (24) às declarações da nova primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi. A resposta veio por meio de Guo Jiakun, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, que se pronunciou sobre as referências ao gigante asiático feitas pela líder japonesa.

De acordo com o Global Times, Guo Jiakun destacou que a China mantém o melhor histórico de paz e segurança entre as grandes potências mundiais. “Já respondi a perguntas semelhantes ontem. Gostaria de reiterar que, quando se trata de paz e segurança, a China tem o melhor histórico entre os principais países”, afirmou o porta-voz.

Em discurso, Guo ainda criticou as recentes mudanças na política de defesa japonesa, apontando que o país tem se afastado de sua postura pacifista.

“O Japão ajustou significativamente sua política de segurança, aumentou continuamente seu orçamento de defesa ano após ano, afrouxou as restrições às exportações de armas e busca desenvolver capacidades militares de ruptura”, afirmou. “Isso não pode deixar de suscitar sérias dúvidas entre os vizinhos asiáticos e a comunidade internacional sobre se o Japão está realmente comprometido com uma ‘política exclusivamente defensiva’ e com o desenvolvimento pacífico.”

Artigos Relacionados