TV 247 logo

      Parceria entre Brasil 247 e Global Times

      HOME > Global Times

      “China e Brasil podem ser exemplo de unidade e autossuficiência no Sul Global”, diz Xi Jinping

      Em conversa com Lula, presidente chinês destaca alinhamento estratégico, defesa da soberania e papel conjunto na promoção de um mundo mais justo

      Presidente Lula e Xi Jinping na cerimônia de assinatura de atos bilaterais, no Palácio da Alvorada. Brasília - DF. Foto: Ricardo Stuckert/PR (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – O presidente da China, Xi Jinping, afirmou nesta terça-feira (12) que está pronto para trabalhar em conjunto com o Brasil para estabelecer um exemplo de unidade e autossuficiência entre os grandes países do Sul Global, além de impulsionar a construção de um mundo mais justo e de um planeta mais sustentável. As declarações foram feitas durante conversa por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo noticiou o Global Times.

      Xi Jinping destacou que as relações entre China e Brasil atravessam o melhor momento da história, com avanços significativos na construção de uma comunidade de futuro compartilhado e no alinhamento das estratégias de desenvolvimento de ambos os países. “O lado chinês está pronto para trabalhar com o Brasil para aproveitar as oportunidades, fortalecer a coordenação e entregar mais resultados de cooperação mutuamente benéficos”, afirmou.

      O líder chinês também reiterou o apoio ao povo brasileiro na defesa de sua soberania nacional e na proteção de seus direitos e interesses legítimos. Xi convocou todos os países a se unirem contra o unilateralismo e o protecionismo.

      Papel no BRICS e desafios globais

      Segundo Xi, o mecanismo do BRICS é uma plataforma essencial para a construção de consensos no Sul Global. Ele parabenizou o Brasil pela bem-sucedida realização da última cúpula do bloco e defendeu que os países em desenvolvimento devem agir conjuntamente para salvaguardar a justiça internacional, defender as normas básicas que regem as relações internacionais e proteger os interesses legítimos das nações em desenvolvimento.

      Xi também enfatizou a importância de enfrentar juntos os desafios globais, garantir o êxito da próxima Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que ocorrerá em Belém, e promover o papel do grupo “Amigos da Paz” na busca de uma solução política para a crise na Ucrânia.

      Lula reafirma importância da parceria

      O presidente Lula ressaltou que o Brasil atribui grande importância às relações com a China e que está comprometido em ampliar a cooperação e aprofundar o alinhamento estratégico. O presidente brasileiro informou Xi sobre a situação recente dos laços com os Estados Unidos e reiterou a posição firme do Brasil na defesa de sua soberania.

      Lula elogiou o empenho da China na defesa do multilateralismo, das regras do livre comércio e seu papel responsável nos assuntos internacionais. Ele ainda afirmou que o Brasil está pronto para fortalecer a comunicação e coordenação com a China em fóruns multilaterais como o BRICS, combater práticas unilaterais de intimidação e proteger os interesses comuns de todos os países.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...