Maria Fernanda Coelho: Metrópoles brasileiras precisam adotar modelo sustentável
Presidente da ABDE explica em entrevista o papel do Sistema de Fomento na transformação sustentável das cidades brasileiras. Assista na TV 247
247 – A presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), Maria Fernanda Coelho, destacou em entrevista à TV 247 a necessidade de transformar as cidades brasileiras, incluindo as grandes capitais, em centros urbanos sustentáveis.
Segundo ela, "já não se trata de discutir se essa mudança é viável, mas de reconhecer que ela é necessária", diante da emergência climática que atinge o Brasil e o mundo.
Ao explicar o que é uma cidade sustentável, Coelho destacou que a participação social é a característica fundamental. "Algo converge quando pensamos em cidades sustentáveis. Ouvir a população daquele território para saber do seu ponto de vista o que torna uma cidade sustentável".
Coelho apresentou diferentes linhas de financiamento disponíveis aos municípios para impulsionar iniciativas sustentáveis, que vão desde a implantação do transporte público elétrico até programas de prevenção de riscos, construção de parques e saneamento.
Para os empreendedores, acrescentou, o setor também representa um campo promissor, que deve ser cada vez mais estimulado. Na entrevista, ela apresentou a linha de inovação, disponível em instituições financeiras parceiras.