Genoino: “Flotilha pode ser o ponto de virada da opinião pública mundial sobre Israel”
Ex-presidente do PT afirma que operação israelense contra ativistas amplia isolamento internacional do país
247 - Em entrevista ao programa Bom Dia 247, transmitido pela TV 247, o ex-deputado e ex-presidente nacional do PT José Genoino afirmou que a interceptação da Global Sumud Flotilha pela Marinha de Israel pode representar um divisor de águas na percepção internacional sobre o conflito no Oriente Médio.Segundo reportagem do site Radio Zapatista, os integrantes da flotilha foram sequestrados em águas internacionais e correm risco de transferência para a prisão de Ketziot, no deserto de Negev, conhecida pelas denúncias de tortura e maus-tratos a palestinos. Entre os detidos estão o ativista brasileiro Thiago Ávila e a sueca Greta Thunberg, símbolo mundial da luta ambiental.
Questionado sobre a repercussão do episódio, Genoino foi categórico: “ Eu acho que a opinião pública internacional está promovendo uma virada e o isolamento do governo de Israel. Essa crise humanitária, de morte, de fome e de arrogância sem limite está construindo um movimento muito forte.”
O ex-deputado afirmou ainda que a flotilha simboliza uma denúncia global da barbárie. “a humanidade está percebendo que o seu destino está sendo decidido nos escombros da Faixa de Gaza. Nós temos que derrotar o genocídio, a violência e a arrogância de Israel e dos Estados Unidos contra o povo palestino.”
Genoino também defendeu uma postura mais firme do Brasil diante da crise. “se não houver uma decisão forte em relação ao genocídio praticado pelo governo de Israel, eles não vão abrir mão da violência. As declarações de Lula são corretas, mas é preciso tomar medidas práticas, como boicotes e suspensão de relações econômicas.”
Para ele, a solidariedade internacional aos participantes da flotilha é um passo essencial para romper o cerco e denunciar o bloqueio a Gaza. “esses companheiros tomaram uma atitude ousada, legítima, de chamar atenção para o martírio de um povo que resiste heroicamente.” Assista: