TV 247 logo
      HOME > Economia

      Tarifaço inviabiliza novas exportações para o mercado dos EUA, diz Rui Costa

      “O presidente dos Estados Unidos resolveu brigar com o mundo inteiro”, disse o ministro

      Rui Costa (Foto: Casa Civil (Ascom))
      Otávio Rosso avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O ministro da Casa Civil, Rui Costa, declarou nesta quinta-feira (21) que as novas tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, representam um obstáculo às exportações brasileiras. Em entrevista à Rádio Baiana FM, o ministro afirmou que a medida “inviabiliza” a entrada de diversos produtos no mercado norte-americano.

      A decisão de Trump, que aplicou uma sobretaxa de até 50% sobre mercadorias vindas do Brasil, entrou em vigor há duas semanas. Em alguns casos, a taxação pode alcançar 100%, abrangendo ainda países como Índia, China, Canadá, México e nações da União Europeia. “O presidente dos Estados Unidos resolveu brigar com o mundo inteiro, botando taxas, por exemplo, para o Brasil, para a Índia, para a China, para a Europa, para o Canadá, para o México, de até 50%, em alguns casos até 100%. Isso inviabiliza, às vezes, a entrada de produtos de outros países lá nos Estados Unidos”, criticou Rui Costa.

      Impacto global e recessão à vista

      A repercussão das medidas já se reflete nos indicadores econômicos internacionais. Segundo o Banco Mundial, divulgado em junho, a previsão de crescimento global em 2025 foi revista para baixo, caindo de 2,7% para 2,3% — uma redução de 0,4 ponto percentual. Trata-se do nível mais baixo de expansão em 17 anos, excetuando os períodos de recessão em 2009, durante a crise financeira, e em 2020, por conta da pandemia.

      Nos mercados emergentes, o ritmo de avanço também deve ser mais fraco. A expectativa caiu de 4,1% para 3,8%, evidenciando os efeitos do chamado “tarifaço” na desaceleração econômica.

      Reflexos no Brasil 

      No Brasil, os impactos começam a ser sentidos. O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), usado como prévia do PIB, registrou queda de 0,1% em junho frente ao mês anterior. Embora o decreto presidencial tenha poupado 694 itens brasileiros da sobretaxa, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) projeta um cenário preocupante: até 726 mil postos de trabalho podem ser eliminados no país caso a medida seja mantida e intensificada.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Vote agora no Brasil 247 no iBest 2025

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...