“Tarifaço de Trump é oportunidade para o Brasil se tornar autossuficiente na produção de combustíveis”, diz Deyvid Bacelar
Coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP) foi anunciado como membro do Diretório Nacional do PT
247 - Dirigentes estaduais eleitos ou reeleitos no último Processo de Eleição Direta (PED) do Partido dos Trabalhadores (PT) marcaram presença neste sábado (23), em Brasília, na primeira reunião presencial do novo Diretório Nacional do PT, na sede do partido. A abertura do evento contou com as participações do vice-presidente, Geraldo Alckmin, e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que debateram a conjuntura política nacional e internacional.
Anunciado como novo dirigente nacional do PT, durante a plenária da tendência Construindo um Novo Brasil (CNB), realizada também na capital federal, na véspera da reunião, o coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP) Deyvid Bacelar fez um discurso.
Emocionado, ainda impactado pelo falecimento do vice-presidente nacional do PT, Everaldo Anunciação, Bacelar disse: “É uma honra imensa e uma responsabilidade enorme seguir contribuindo para o nosso partido e para a luta do povo, dando continuidade ao caminho que Everaldo ajudou a construir”.
Com aval do presidente Lula, Bacelar é um dos nomes da Bahia indicados como pré-candidato a deputado federal em 2026.
Durante a reunião do Diretório Nacional, o coordenador da FUP fez um discurso destacando que o tarifaço de Trump é uma oportunidade para o Brasil realizar investimentos e alcançar a autossuficiência no setor de refino de petróleo, para não mais depender da importação de diesel e de outros combustíveis.
Com uma fala dirigida ao vice-presidente, Bacelar lembrou também que o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na última sexta-feira (22) que cancelou o investimento de US$ 19 bilhões que seriam realizados em energias renováveis e ressaltou que essa decisão é também uma oportunidade ímpar para o Brasil.
“Atualmente, temos investimentos no Brasil sendo direcionados apenas ao setor de biocombustíveis. Mas sabemos que há também outras potencialidades, principalmente na nossa Região Nordeste. Por que não aproveitar este momento de tarifaço e corte de investimentos norte-americanos, que impactam na transição energética global, para tentarmos atrair esses investimentos internacionais para o nosso país? Será uma oportunidade para a neoindústria brasileira avançar na produção de combustíveis sintéticos ou combustíveis do futuro para além dos biocombustíveis”, disse o coordenador-geral da FUP.
Bacelar destacou que sua atuação no Diretório Nacional estará voltada para aproximar ainda mais o partido da classe trabalhadora. “Estarei ao lado do presidente Edinho, do comandante José Dirceu e de outros companheiros e companheiras, reafirmando o compromisso de seguir construindo um PT forte, popular e enraizado no povo brasileiro”, completou.
A chegada de Bacelar ao Diretório Nacional ocorre em um momento de mobilização política do PT na Bahia, em meio ao fortalecimento de sua pré-campanha a deputado federal.


