HOME > Economia

"Sou só elogios", diz Lindbergh, em relação a Haddad

Deputado petista, antes crítico do ministro da Fazenda, elogia sua firmeza na defesa da tributação dos mais ricos e se aproxima de suas propostas fiscais

"Sou só elogios", diz Lindbergh, em relação a Haddad (Foto: Agencia Camara | Agencia Brasil )

247 – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), vem conquistando apoios dentro do próprio Partido dos Trabalhadores, inclusive de parlamentares que até recentemente figuravam entre seus principais críticos. A movimentação ocorre em meio à resistência do mercado à Medida Provisória que busca eliminar isenções fiscais e elevar a arrecadação por meio de novas tributações. A informação foi publicada pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

Entre os que passaram a apoiar Haddad está o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do partido na Câmara dos Deputados. “Nós dois estamos falando direto”, afirmou Lindbergh. “Estou adorando.” Antes um opositor das metas fiscais propostas por Haddad, o parlamentar chegou a comparar o ministro a alguém disposto a fazer “um pacto com o diabo”, referindo-se ao setor financeiro.

Apesar de manter críticas ao chamado arcabouço fiscal, Lindbergh agora reconhece avanços no posicionamento do ministro. “Nada mudou sobre aquelas minhas opiniões. Sigo achando que o arcabouço apertou muito [as contas públicas]”, declarou. “Mas fico feliz hoje com a força com que Haddad defende a tributação dos mais ricos deste país.”

O deputado destacou a determinação do ministro em suas convicções: “Quando Haddad tem uma convicção, ele vai firme. Nada o faz recuar. Sou só elogios.”

As propostas de Haddad, no entanto, vêm encontrando forte resistência no Congresso Nacional. Após uma série de recuos, o governo estuda apresentar novas medidas nas próximas semanas para reequilibrar as contas públicas e manter o compromisso com a responsabilidade fiscal sem abandonar pautas sociais estruturantes.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...