Receita Federal conclui antecipadamente restituições do Imposto de Renda 2025
Órgão informou que todos os contribuintes com direito já receberam os valores; malha fina reteve declarações com pendências
247 - A Receita Federal anunciou nesta terça-feira (2) que antecipou a conclusão do pagamento das restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2025, referente ao ano-base 2024. Segundo o órgão, os depósitos previstos inicialmente para cinco lotes foram finalizados em agosto, um mês antes da última data programada, que seria em setembro. As informações são do g1.
De acordo com a Receita, os contribuintes que entregaram a Declaração de Ajuste Anual dentro do prazo e sem inconsistências já tiveram os valores creditados em conta. "Contribuintes que entregaram a declaração de ajuste anual do imposto de renda da pessoa física (DIRPF) no prazo e sem inconsistências já receberam os valores, mesmo com previsão inicial de cinco lotes", informou o órgão em nota.
Eficiência e valores pagos
O Fisco destacou que a eficiência no processamento das declarações possibilitou a antecipação. Até o momento, foram pagos R$ 36,9 bilhões em restituições, contemplando 22,67 milhões de declarações. O calendário oficial previa os seguintes lotes:
- 1º lote: 30 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 29 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro (cancelado devido à antecipação)
Malha fina e como regularizar
Contribuintes que ainda não receberam a restituição, mesmo tendo indicado direito ao valor, caíram na chamada malha fina. Nesse caso, as declarações foram retidas para verificação de possíveis inconsistências.
A Receita orienta que quem não teve o crédito liberado deve acessar o portal oficial e consultar a situação pelo serviço “Meu Imposto de Renda”. No extrato do processamento, é possível verificar pendências e corrigir informações. "Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas", ressaltou o órgão.