Magda Chambriard alerta mercado e diz que vender ações da Petrobras é mau negócio
Presidente da estatal vê reação exagerada dos investidores e se mostra confiante no licenciamento da Margem Equatorial
247 – A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou nesta sexta-feira (8) que quem duvidar da companhia e vender suas ações pode acabar tendo prejuízo. A declaração foi feita após a divulgação dos resultados do segundo trimestre e diante da queda nas cotações da estatal. As informações foram publicadas pelo jornal Valor Econômico.
Magda explicou que a retração nos preços das ações foi influenciada por uma combinação de fatores, incluindo o anúncio de um possível retorno ao mercado de distribuição — inicialmente no segmento de gás liquefeito de petróleo (GLP) — e despesas já recorrentes, mas que podem não ter sido devidamente consideradas por analistas. Entre elas, citou o pagamento de abonos e participações especiais, o que teria levado parte do mercado a criar uma expectativa de dividendos maior do que a confirmada. A Petrobras anunciou a distribuição de R$ 8,66 bilhões aos acionistas referentes ao segundo trimestre.
“Quem apostar contra a Petrobras vai perder dinheiro”, declarou a executiva.
“Acho que toda vez que a gente divulga um resultado, tem alguém que tenta colocar um monstro na sala, e quando a gente acende a luz, o monstro some e quem vendeu perde dinheiro”, completou.
As declarações foram dadas a jornalistas após a participação de Magda Chambriard no evento “A Energia Delas – Empoderamento Feminino nas Instituições”, promovido pela própria estatal.
Licenciamento na Margem Equatorial
A presidente também comentou sobre o processo de licenciamento ambiental para a perfuração de um poço no bloco FZA-M-59, na Bacia da Foz do Amazonas (AP), na Margem Equatorial. Magda informou que haverá uma reunião decisiva com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na próxima terça-feira (12), quando serão definidas as condições e a data para a autorização da avaliação pré-operacional (APO) — última etapa antes da emissão da licença.
“Acho que as coisas estão bem encaminhadas. Conversei pessoalmente com o presidente do Ibama [Rodrigo Agostinho], ele está ciente de tudo que nós estamos apresentando. A diretora [de licenciamento] Cláudia [Barros] também está ciente de todos os condicionantes ofertados”, afirmou.
Segundo Magda, a Petrobras mantém otimismo quanto ao desfecho do processo, que permitirá avançar na exploração de petróleo e gás na região estratégica da Margem Equatorial.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: