HOME > Economia

Lula assinará acordo com a China para venda de etanol

Em viagem ao país asiático, o presidente deve assinar um protocolo de intenções de venda de etanol

20.11.2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a 14.07.2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião com o Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, no Palácio da Alvorada. Brasília - DF. Foto: Ricardo Stuckert/PR (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinará um protocolo de intenções de venda de etanol para a China. A informação foi confirmada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, à CNN Brasil.

A medida tem como objetivo aumentar as vendas de etanol para o país asiático, que adota políticas para a redução do uso de combustíveis fósseis. Atualmente, a China importa o etanol brasileiro para mistura com a gasolina. No primeiro semestre do ano passado, a exportação de etanol para a China somou US$ 27 milhões. Os chineses produzem biocombustíveis, mas tem focado no desenvolvimento próprio de energia elétrica e, por isso, planejam aumentar a importação do produto brasileiro. 

O movimento ocorre ao mesmo tempo em que o etanol está no centro das discussões do tarifaço dos Estados Unidos. O Brasil negocia a adoção de cotas comerciais para alumínio e aço, enquanto o governo de Donald Trump pede que o país reduza seu imposto de importação de etanol. O mercado doméstico brasileiro, no entanto, tem resistências.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...