TV 247 logo
      HOME > Economia

      Galípolo se reúne com comando do Master em meio à análise de negócio com o BRB

      Presidente do Banco Central discute operação bilionária em encontro com dirigentes do Banco Master, que aguarda aval para venda ao BRB

      Presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, durante coletiva de imprensa, em Brasília - 27/03/2025 (Foto: REUTERS/Adriano Machado)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, reuniu-se neste sábado (20) com o comando do Banco Master em Brasília, em meio às discussões sobre a aquisição de controle da instituição pelo Banco de Brasília (BRB). A informação foi publicada inicialmente pelo jornal Valor Econômico, que destacou o encontro como mais um passo na análise regulatória do negócio.

      De acordo com a agenda oficial do BC, o encontro aconteceu das 9h às 10h no edifício-sede da autoridade monetária, localizado na capital federal. Participaram da reunião, além de Galípolo, o presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro, o CEO da instituição, Augusto Ferreira, e dois diretores do Banco Central: Ailton de Aquino Santos, responsável pela fiscalização, e Gilneu Vivan, da área de regulação.

      O movimento faz parte da análise regulatória em curso sobre a operação anunciada em março deste ano, quando o BRB informou que adquiriria 58% do capital total do Banco Master. Desde o anúncio, as instituições financeiras vêm estruturando o negócio, que já recebeu sinal verde do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão encarregado de zelar pela concorrência no país. Agora, o processo está sob a avaliação do BC, que tem papel fundamental na autorização da transferência de controle.

      No início de julho, o próprio Galípolo havia informado que o Banco Central ainda analisava o chamado “perímetro da operação”, ou seja, os detalhes e os limites da negociação, antes de deliberar sobre a viabilidade da transação. “Estamos recebendo informações recorrentes sobre a operação para realizar uma análise completa”, afirmou o presidente do BC, segundo registros públicos.

      A reunião mais recente sucede outro encontro realizado no dia 2 de julho entre Daniel Vorcaro e Gabriel Galípolo. Na ocasião, como mostrou o Valor Econômico, a expectativa da direção do Banco Master e do BRB era positiva em relação ao desfecho do processo regulatório. “Seguimos confiantes na obtenção do aval do Banco Central para a concretização da aquisição”, disse Vorcaro em declarações anteriores.

      A operação tem potencial para modificar significativamente o mercado bancário regional, unindo a força de atuação do BRB no Distrito Federal e no entorno, com a carteira de clientes do Master, especializada em operações financeiras para empresas e famílias de alta renda. A expectativa é que, após a aprovação final do BC, a nova configuração traga expansão de serviços e maior competitividade ao setor financeiro brasileiro.

      O encontro de sábado reforça a importância do acompanhamento próximo do BC a negócios relevantes no sistema financeiro, especialmente em operações que envolvem mudança de controle acionário em instituições de porte considerável. O desfecho da análise será determinante para os próximos passos de integração entre BRB e Master.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...