HOME > Economia

Galípolo diz ver 'disposição muito grande' do governo e do Congresso por 'soluções fiscais estruturais'

Declaração acontece um dia após o Congresso Nacional derrubar três decretos que alteravam alíquotas do IOF

Gabriel Galípolo (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

247 – Após a recente derrota do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso, que derrubou os decretos sobre o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou nesta quinta-feira (26) enxergar um ambiente de diálogo entre os Poderes para enfrentar os desafios fiscais do país.

Segundo Galípolo, há uma "disposição muito grande" por parte do presidente Lula, do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e de líderes do Legislativo, como Hugo Motta e Davi Alcolumbre, para a construção de propostas estruturais que tratem de temas fiscais. Ele também destacou como positivo o fato de o debate fiscal estar em evidência.

"O ponto positivo é dizer que está ocorrendo discussão sobre esse tema. O tema central que está sendo debatido e ocupando páginas de quem cobre a economia é justamente como endereçar essa questão de ter medidas estruturantes para permitir uma sustentabilidade da evolução da dívida pública. Isso é um ponto muito positivo", disse.

A fala acontece um dia após o Congresso Nacional impor uma derrota ao governo ao derrubar três decretos que alteravam alíquotas do IOF. Como resposta, o ministro Haddad afirmou, ao C-Level Entrevista, que o Planalto estuda três caminhos: judicializar a decisão, criar uma nova fonte de receita ou fazer um novo corte orçamentário.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...