‘EUA pegaram pesado com o Brasil’, diz Arminio Fraga
Na sua avaliação, o efeito direto do tarifaço sobre o PIB deve ser limitado e setorial
247 - O economista e ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, avaliou que a sobretaxa de 50% imposta pelos Estados Unidos a parte das exportações brasileiras deve ter impacto no PIB do país. Em entrevista ao jornalO Globo, Fraga também destacou a importância de o governo brasileiro considerar a “frágil” situação fiscal antes de adotar medidas para socorrer empresas prejudicadas.
Para o ex-presidente do BC, os EUA “pegaram pesado” com o Brasil, especialmente porque, segundo ele, o “primeiro tiro” foi diferente do aplicado a outros países, envolvendo argumentos ligados ao Judiciário brasileiro. Apesar do cenário político tenso, Fraga se diz confiante na possibilidade de negociação com a administração Donald Trump para reduzir os efeitos do tarifaço.
Ele considerou “extremamente preocupante” o fato de a medida estar vinculada a pressões políticas em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro e alertou para a necessidade de decisões “bem fundamentadas” no Supremo Tribunal Federal, de forma a evitar erros de processos jurídicos mal estruturados.
Na sua avaliação, o efeito direto do tarifaço sobre o PIB deve ser limitado e setorial, enquanto questões estruturais como segurança, corrupção, juros altos e baixa taxa de investimento seguem sendo os principais obstáculos para o desenvolvimento sustentável do Brasil.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: