Dominância da China em minerais abre oportunidade para "sinergia" Lula-Trump, diz Silveira
Ministro vai discutir com os EUA minerais críticos e a criação de datacenters no Brasil, reforçando a soberania
247 - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta quinta-feira (16) que a dominância da China sobre os minerais críticos abre uma "grande oportunidade" para que haja sinergia do Brasil com os Estados Unidos nesse setor. A reportagem é da Reuters.
"É óbvio que naturalmente abre uma grande oportunidade para o Brasil. O Brasil tem terras raras em abundância, tem nióbio, tem cobre, tem urânio, tem minerais críticos e estratégicos em abundância... e, portanto, uma janela de oportunidade muito grande para que a gente nessa área possa ter uma grande sinergia com os Estados Unidos", disse.
As declarações de Silveira foram dadas em entrevista coletiva após reunião de criação do conselho de política mineral e de minerais raros, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros ministros de Estado.
Silveira disse que tem um convite para se encontrar com o secretário de Energia dos EUA, Chris Wright, em reunião no Canadá no G7, no final deste mês.
Ele adicionou que pretende discutir no encontro com a contraparte norte-americano os minerais e a criação de datacenters no Brasil.
O ministro ressaltou que o encontro deverá buscar convergências com os EUA no interesse em minerais críticos e o capital norte-americano, respeitando os interesses brasileiros e a soberania.