TV 247 logo
      HOME > Economia

      Conar determina retirada de campanha da 99Food por propaganda enganosa sobre "taxa zero"

      Conselho avaliou que uso de expressões como “rentabilidade integral” e “0% de taxas” induz restaurantes a percepção enganosa sobre custos reais da operação

      99Food (Foto: Divulgação)
      Guilherme Paladino avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) decidiu que a campanha da 99Food que promete "taxa zero por dois anos" para restaurantes fere os princípios de veracidade e honestidade da publicidade. A decisão, divulgada na quarta-feira (30) e noticiada pela coluna Painel SA, da Folha de S. Paulo, atende a uma representação feita pelo iFood, que acusou a rival de induzir os estabelecimentos ao erro.

      A campanha da 99Food, veiculada principalmente em Goiás desde maio, afirma que os restaurantes parceiros ficariam com "100% dos seus ganhos" e não pagariam "0% de taxas". No entanto, segundo análise técnica apresentada pelo iFood ao Conar, a promessa desconsidera outros encargos cobrados pela plataforma, como taxa de entrega e taxa de processamento de pagamentos.

      O conselho avaliou que o uso de expressões absolutas como “rentabilidade integral” e “0% de taxas” induz o público-alvo (donos de restaurantes) a uma percepção enganosa sobre os custos reais da operação. A decisão destaca ainda que a campanha sugere uma maximização de lucros que, na prática, depende de fatores externos à promoção, como o eventual aumento do volume de vendas.

      Mesmo após o início do processo, essas expressões continuaram a ser utilizadas em peças publicitárias da 99Food, inclusive na abertura do próprio aplicativo. 

      Em sua defesa, a 99 alegou que o anúncio é direcionado a pessoas jurídicas e que os termos da campanha estão disponíveis no site da empresa, sendo obrigatória a leitura prévia antes da adesão. O Conar, no entanto, rejeitou o argumento, reforçando que a comunicação voltada a empresas também está sujeita às regras do código publicitário.

      Abaixo, nota enviada pela 99Food ao Brasil 247:

      A 99Food informa que as recomendações do Conar eram aplicadas a uma campanha que já havia sido encerrada e que ajustes sugeridos coincidem com às atuais campanhas antes mesmo da decisão proferida. A 99Food implantou no Brasil uma revolução no delivery de comida, com isenção de comissões e mensalidades promovendo um modelo de negócio que dá mais ganhos aos comerciantes e gera mais economia aos consumidores. A isenção de comissões e mensalidade desafia o monopólio que estava em vigor no mercado e devolve aos restaurantes a possibilidade de reduzir custos e oferecer a entrega de seus pratos com preço de balcão. Em operação desde junho em Goiânia, a 99Food trará essas vantagens para a cidade de São Paulo nas próximas semanas e levará o novo modelo de delivery para pelo menos 100 municípios até meados do ano que vem.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...