BNDES terá papel central no apoio aos exportadores afetados pelo tarifaço
Governo Lula prepara pacote emergencial com crédito e medidas de alívio para minimizar impacto da taxação de 50% imposta pelos Estados Unidos
247 – A dois dias da entrada em vigor do tarifaço imposto pelos Estados Unidos, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva corre para anunciar um pacote de socorro aos exportadores brasileiros. A informação foi publicada pelo jornal O Globo. A medida busca mitigar os efeitos da sobretaxa de 50% determinada pelo presidente americano Donald Trump sobre parte das importações brasileiras.
Segundo integrantes do Planalto, o pacote em elaboração terá o BNDES como protagonista, oferecendo uma ampla linha de crédito para empresas impactadas. Além disso, o governo estuda incluir medidas de alívio na folha de pagamentos para setores mais prejudicados. A expectativa é que o plano seja apresentado até quarta-feira (6), dia em que as tarifas passam a valer.
As tentativas de diálogo com Washington enfrentam obstáculos significativos. O representante de comércio americano (USTR), Jamieson Greer, declarou em entrevista à rede CBS que as tarifas anunciadas por Trump são “praticamente definitivas” e que é “improvável” a assinatura de acordos bilaterais nos próximos dias. A posição oficial do governo dos EUA reduziu as esperanças de um recuo imediato e reforçou a necessidade de medidas internas para proteger os exportadores.
Lula exige respeito e critica pressão política
No encontro nacional do PT em Brasília, neste domingo, Lula reiterou que o Brasil quer negociar, mas rejeitou as condições impostas por Trump, que tentou vincular o tarifaço a decisões do Supremo Tribunal Federal envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
— Queremos negociar igualdade de condições. Eles são um país muito grande, o mais bélico, com mais tecnologia, a maior economia. Tudo isso é muito importante. Mas queremos ser respeitados pelo nosso tamanho. Temos interesses econômicos, estratégicos, queremos crescer e não somos uma republiqueta. Querer colocar um assunto político para nos taxar economicamente é inaceitável — afirmou o presidente.
Próximos passos e efeitos econômicos
O governo pretende levar Lula à TV em pronunciamento em rede nacional para explicar o pacote de socorro e reforçar a posição brasileira diante das medidas americanas. A estratégia também envolve manter abertos os canais diplomáticos, mas sem misturar temas políticos e comerciais.
Embora a ordem executiva assinada por Trump tenha incluído cerca de 700 exceções, que deixam 44,6% das exportações brasileiras livres da nova taxação, o impacto econômico será expressivo. Além do crédito via BNDES, o governo aposta na pressão de empresas americanas afetadas pelo tarifaço para tentar reabrir o diálogo no médio prazo.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: