HOME > Economia

Banco Central mantém juros em 15%, a segunda maior taxa real do mundo

Com a manutenção anunciada pelo Copom, a taxa real de juros no país fica em 9,74%

Sede do Banco Central em Brasília (Foto: Reuters/Adriano Machado)

247 - O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) aprovou, nesta quarta-feira (5), a manutenção da taxa básica de juros, a Selic, após dois dias de reuniões. A decisão da diretoria foi unânime, informou a agência Reuters.

O percentual de 15% ao ano é o maior nível desde julho de 2006, quando a Selic estava em 15,25% ao ano. A taxa aumentou sete vezes seguidas desde setembro do ano passado. Nas reuniões de julho e de setembro, o Copom não mexeu na taxa.

Com a manutenção anunciada nesta quarta-feira, a taxa real de juros no país fica em 9,74%, a segunda maior do planeta. 

Após apontar, em setembro, que seguiria avaliando se a manutenção desse nível de juros por período longo era capaz de arrefecer a inflação até o alvo de 3%, o BC agora ajustou o tom, indicando ter ganhado convicção de que essa estratégia levará ao cumprimento do objetivo.

"O Comitê avalia que a estratégia de manutenção do nível corrente da taxa de juros por período bastante prolongado é suficiente para assegurar a convergência da inflação à meta", informou o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC em comunicado, conforme citado pela Reuters. 

Artigos Relacionados