Alckmin marca reunião extraordinária do Fórum dos Governadores para discutir tarifaço dos EUA
Governadores querem discutir impacto econômico do tarifaço e criam comissão para acompanhar negociações
247 - O vice-presidente e mInistro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), aceitou o convite para participar de uma reunião extraordinária do Fórum dos Governadores nesta quarta-feira (30), após solicitação formalizada pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), presidente do grupo.
A reunião está marcada para às 9h, na sede da vice-presidência da República, e tem como objetivo discutir a imposição de tarifas de 50% por parte do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre as exportações brasileiras.
Segundo a CNN Brasil, Ibaneis foi pessoalmente entregar o convite a Alckmin. Para ele, o momento exige esforço conjunto dos entes federativos. “Precisamos unir toda a classe política para enfrentar um tema tão importante”, declarou o governador à emissora.A mobilização para a reunião emergencial já vinha sendo defendida inclusive por gestores da oposição. Entre eles, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), que cobrou do governo federal maior diálogo com os estados antes de tomar decisões com impactos econômicos diretos.
“O governo federal já avaliou o prejuízo e o comprometimento que pode causar na economia dos Estados e Municípios? Os Estados não foram consultados, só que sou eu que vou arcar com desemprego e queda de arrecadação em Goiás”, afirmou Caiado à emissora.
Ainda não há confirmação sobre o número de governadores que comparecerão ao encontro, mas a expectativa é de presença ampla, com representantes de todas as unidades da Federação. Um dos objetivos do fórum é estruturar uma comissão representativa que acompanhará de perto as tratativas com o governo federal.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: