HOME > Economia

Acordo Mercosul-UE abre mercado de licitações nos estados brasileiros

Acordo amplia concorrência e melhora qualidade dos serviços, defende o governo do presidente Lula

Presidente da Argentina, Javier Milei; presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou; presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen; presidente Luiz Inacio Lula da Silva; e presidente do Paraguai, Santiago Pena, em cúpula do Mercosul em Montevidéu 06/12/2024 (Foto: REUTERS/Mariana Greif)

247 - O acordo entre Mercosul e União Europeia, anunciado em Montevidéu, Uruguai, nesta sexta-feira (6), permite que empresas europeias acessem licitações públicas em 22 estados brasileiros, movimentando um mercado estimado em R$ 100 bilhões anuais, segundo a Folha de São Paulo. Essa abertura visa compensar a exclusão das compras do SUS, preservadas para fornecedores nacionais, como exigiu o governo do presidente Lula.

Negociadores destacam que o novo texto corrige distorções do acordo de 2019, permitindo mecanismos como margens de preferência para empresas brasileiras e exigências de compensação tecnológica. O governo enfatizou que o pacto resguarda interesses estratégicos em saúde, agricultura e ciência, enquanto aumenta a concorrência, beneficiando estados com orçamentos limitados.

Mais cedo, durante a cúpula do bloco em Montevidéu, Uruguai, o Mercosul e a União Europeia conseguiram concretizar o acordo de livre comércio há muito tempo esperado, que agora, no entanto, enfrentará uma batalha tortuosa para aprovação na Europa, onde há forte divisão entre países.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...