China manifesta apoio ao cessar-fogo entre Paquistão e Afeganistão
Pequim elogia a mediação de Catar e Turquia e defende o diálogo para garantir a paz regional
247 – A China manifestou, na segunda-feira (20), apoio ao acordo de cessar-fogo firmado entre o Paquistão e o Afeganistão. A declaração foi dada pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, durante coletiva de imprensa, conforme relatado pela Xinhua e repercutido pelo Diário do Povo.
O entendimento, que prevê cessar-fogo imediato, foi alcançado com mediação conjunta de Catar e Turquia. O ministro da Defesa paquistanês, Khawaja Asif, confirmou o acordo e adiantou que representantes dos dois países devem se reunir novamente em Istambul, no dia 25 de outubro. O objetivo é dar continuidade às tratativas que buscam assegurar a permanência do cessar-fogo.
Questionado sobre a decisão, Guo Jiakun ressaltou os laços históricos entre os três países e defendeu o fortalecimento do diálogo.
“Tanto o Paquistão quanto o Afeganistão são vizinhos tradicionalmente amigáveis da China e vizinhos um do outro que não podem ser afastados”, afirmou o porta-voz.
“A China saúda o acordo de cessar-fogo alcançado entre os dois países e elogia as contribuições feitas pelos países relevantes”, continuou Guo, que enfatizou que Pequim pretende continuar colaborando com a comunidade internacional para consolidar a estabilidade na região.



