Parceria entre Brasil 247 e Diário do Povo

HOME > Diário do Povo

China conclui construção de centro de dados subaquático movido a energia eólica

Instalação em Shanghai representa marco global em tecnologia verde e infraestrutura digital sustentável

Bandeira da China é hasteada em Pequim (Foto: REUTERS/Tingshu Wang)

247 – A China concluiu, na terça-feira (21), a construção do primeiro centro de dados subaquático do mundo alimentado por energia eólica. A informação é do Diário do Povo.

A estrutura está situada na Área Especial de Lin-gang, dentro da Zona-Piloto de Livre Comércio da China, em Xangai. Com um investimento total de 1,6 bilhão de yuans, o equivalente a US$ 226 milhões, o projeto conta com capacidade energética de 24 megawatts, tornando-se uma referência para o desenvolvimento verde da infraestrutura de computação.

Projetado para operar com mais de 95% de eletricidade proveniente de fontes renováveis, o centro subaquático reduz em 22,8% o consumo total de energia em comparação aos tradicionais centros de dados em terra. Além disso, elimina completamente o uso de água no processo de refrigeração e reduz em mais de 90% a necessidade de uso de solo.

O comitê administrativo da Área Especial de Lin-gang destacou que a conclusão do projeto representa um passo decisivo na integração entre centros de dados subaquáticos e fontes de energia renovável marítima. A instalação deverá servir como modelo global de desenvolvimento verde e de baixo carbono, além de impulsionar o consumo local de energia eólica marítima.

Artigos Relacionados