Lula lamenta morte de Hermeto Pascoal
Presidente destacou a criatividade do multi-instrumentista alagoano e pediu que brasileiros celebrem sua obra
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou neste domingo (14) uma nota oficial lamentando a morte de Hermeto Pascoal, que faleceu no sábado (13), aos 89 anos. O texto ressalta a importância do multi-instrumentista para a cultura brasileira e mundial.
Na mensagem, Lula destacou que Hermeto Pascoal foi um dos maiores expoentes da música nacional, com uma trajetória marcada pela inovação e pelo diálogo com diferentes estilos. “A música e a cultura brasileira devem muito a Hermeto Pascoal, que nos deixou neste sábado, dia 13, aos 89 anos. O talento e a incansável criatividade deste alagoano de Arapiraca o consagraram internacionalmente, e influenciaram gerações de músicos de todo o mundo”, afirmou.
O presidente também lembrou a condecoração que entregou ao músico em 2010, quando Hermeto recebeu a Ordem do Mérito Cultural. “Em 2010, eu tive a honra de condecorá-lo com a Ordem do Mérito Cultural”, disse.
Segundo Lula, a trajetória do artista foi marcada por sua capacidade de transformar a vida em música, fosse com instrumentos clássicos ou objetos improvisados do cotidiano. “Hermeto sempre nos ensinou a não deixar a tristeza dominar. Por isso, convido os brasileiros a celebrarem sua história e sua música. Minha solidariedade à família, aos amigos e a todos que foram inspirados por sua arte. O Brasil se despede com gratidão deste grande artista”, concluiu.
Hermeto Pascoal morreu no sábado (13), aos 89 anos. A informação foi divulgada pela família em nota oficial: "Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música". O comunicado também destacou que, no instante da morte, o grupo de Hermeto se apresentava no palco, "como ele gostaria: fazendo som e música".