HOME > Cultura

Movimentos culturais e sociais brasileiros realizam no próximo sábado (20) nova edição do show Mil Guitarras para Víctor Jara

O evento é organizado pelo EntreLatinos, Movimento Dandô, MST e editora Expressão Popular, com apoio institucional da Fundación Víctor Jara, do Chile.

EntreLatinos (Foto: Luiz Silva)

247 - No próximo sábado (20), ocorrerá a oitava edição brasileira das Mil Guitarras para Víctor Jara, organizado pelo grupo EntreLatinos, Dandô – Movimento de Arte e Saberes Dércio Marques, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e editora Expressão Popular, com apoio institucional da Fundación Víctor Jara, do Chile. O evento contará com manifestações artísticas (música, dança, poesia, artes visuais) e também com feira do livro, artesanato e gastronomia. O local do evento será o Galpão Elza Soares, na Alameda Eduardo Prado, 474, bairro Campos Elíseos em São Paulo.

Originalmente, o evento surgiu no Chile para celebrar o legado e a memória de Víctor Jara, cantor e compositor brutalmente assassinado pela Ditadura Militar no país em 1973, que destituiu o governo democrático de Salvador Allende. Víctor Jara foi um grande militante na área da cultura, colocando a música, o teatro e a poesia a serviço das transformações e lutas sociais. Desde 2009, multidões se juntam no país para cantar juntas as canções dessa grande referência. No ano de 2018, por intermédio do circuito musical Dandô, Colectivo Violeteras (Chile) e grupo EntreLatinos tivemos a oportunidade de trazer o evento para o Brasil, que se encontra atualmente na sua oitava edição. Aqui no Brasil, os artistas apresentam canções daquilo que denominamos universo Víctor Jara, ou seja, não apenas canções do autor, mas músicas do cancioneiro latino-americano que tratam das temáticas que ele abordava em suas obras, isto é, trabalho, o cotidiano, a luta pela terra, o folclore.

Sobre os organizadores

EntreLatinos – Grupo musical surgido no ano de 2016 com o objetivo de promover a cultura popular latino-americana, do folclore às novas gerações, promovendo a integração cultural entre o Brasil e a América Latina.

Dandô – Movimento de Arte e Saberes Dércio Marques – Circuito colaborativo de artes surgido em 2013, trata-se de um movimento de artistas e apreciadores da cultura espalhado por quatro estados com o objetivo de auxiliar na circulação de artistas pelo território nacional e internacional, na medida em que trabalha com circuitos parceiros na América do Sul e Europa.

Carregando anúncios...