Cineasta brasileira Bárbara Marques é detida pelo Serviço de Imigração dos EUA
A prisão ocorreu durante uma audiência agendada para retirar o green card – visto permanente concedido pelo país
247 - A cineasta brasileira Bárbara Marques, sobrinha da atriz Elisa Lucinda e responsável pelos curtas Dia de Cosme e Damião (2016), e Cartaxo (2020), foi presa pelo Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês) durante uma audiência agendada para obter seu green card – um visto permanente concedido pelo país.
A detenção ocorreu há mais de uma semana, de acordo com informações publicadas nesta segunda-feira (29) pela Carta Capital. O motivo da prisão teria sido uma audiência judicial perdida em 2019.
Desde o último sábado, o marido dela, Tucker May, com quem Bárbara se casou em abril deste ano, tem utilizado as redes sociais para chamar atenção sobre o caso. Ele denunciou que a cineasta foi vítima do que considera uma “armadilha” da polícia norte-americana.
“Ao final do que nos disseram ter sido uma reunião bem-sucedida, o policial usou a desculpa de uma copiadora quebrada para induzi-la a se afastar do nosso advogado. Uma vez separada de seu advogado, ela foi presa”.
Nascida em Vitória, no Espírito Santo, Bárbara, que possui 38 anos, formou-se em cinema pela Universidade Estácio de Sá (RJ), atuou como atriz e produtora antes de dirigir seu primeiro filme, Dias de Cosme e Damião. Ela vive em Los Angeles desde 2018.