HOME > Cultura

Wagner Moura recebe prêmio em Zurique por atuação no filme 'O Agente Secreto', de Kleber Mendonça Filho

O longa conta a história de um professor que se muda de São Paulo para Recife na Ditadura Militar

Com O agente secreto, Kleber Mendonça Filho reafirma seu compromisso com obras que combinam crítica social (Foto: Divulgação)

247 - O ator Wagner Moura foi premiado no festival de Zurique pelo papel como protagonista do filme "O Agente Secreto", longa dirigido pelo cineasta Kleber Mendonça Filho. Ambientado no Brasil em 1977, durante a Ditadura Militar (1964-1985), a obra conta a história de um professor que se muda de São Paulo para Recife (PE) numa tentativa de deixar o passado e recomeçar a vida. A vivência dele na capital pernambucana não sai como o planejado.

"Wagner Moura recebeu o Golden Eye Award por sua carreira e performance extraordinária em O Agente Secreto de Kleber Mendonça Filho. Ele é o primeiro ator sul-americano a receber este prêmio", afirmou a organização do evento na Suíça. O relato foi publicado na Folha de S.Paulo.

O artista comentou a conquista em vídeo divulgado no perfil oficial do festival. "É um reconhecimento que eu carrego, e entendo que não se trata apenas de mim e do que faço, mas do cinema sul-americano. Isso me deixa muito orgulhoso".

O cineasta elogiou o ator. "Wagner é alguém que eu amo. Ele é um bom amigo. É incrivelmente carismático. É uma estrela de cinema. Um grande ator e uma pessoa incrível. Ou seja, é o pacote completo".

Antes de O Agente Secreto, Kleber Mendonça dirigiu o documentário Retratos Fantasmas (2023), a ficção distópica Bacurau (2019), codirigido com Juliano Dornelles; Aquarius (2016), protagonizado por Sônia Braga; O Som ao Redor (2012) e Crítico (2008).

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...