Xi Jinping recebe primeiro-ministro de Portugal em Beijing
O líder chinês também assinalou que a China deseja estreitar a colaboração multilateral com Portugal
CGTN – O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se nesta terça-feira (9) em Beijing, com o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro.
Xi Jinping destacou que este ano marca o 20º aniversário da Parceria Estratégica Integral entre China e Portugal. O líder chinês afirmou que a China está disposta a fortalecer comunicações estratégicas com Portugal, seguir a direção correta das relações bilaterais e aprimorar ainda mais esse relacionamento, contribuindo para a prosperidade e o progresso mundial por meio da solidariedade e cooperação entre os dois países.
Xi Jinping pediu que as duas partes mantenham a amizade tradicional, reforcem a confiança mútua e apoio recíproco, aprofundem a interconectividade das estratégias de desenvolvimento e ampliem a cooperação prática em áreas como inovação, desenvolvimento verde, setor marítimo e medicina.
O presidente chinês sublinhou a importância de aproveitar o papel específico de ponte de Macau e utilizar mecanismos como o Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, a fim de gerar benefícios comuns em um nível mais elevado.
Xi Jinping acrescentou que é necessário incentivar contatos nas áreas de cultura, educação, turismo e ciência e tecnologia, além de aprofundar os intercâmbios interpessoais.

O líder chinês também assinalou que a China deseja estreitar a colaboração multilateral com Portugal, implementar um multilateralismo verdadeiro, garantir a autoridade da ONU, salvaguardar o sistema de livre comércio e promover a construção de um sistema de governança global mais justo e equilibrado.
Montenegro transmitiu os cumprimentos do presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, ao presidente Xi Jinping. Além de reafirmar o compromisso de continuar aderindo ao princípio de Uma Só China, o premiê português destacou que Portugal está firmemente dedicado ao aprofundamento da parceria amistosa sino-portuguesa, buscando fortalecer a confiança política mútua, intensificar os contatos econômicos e comerciais, impulsionar o investimento bilateral e ampliar a cooperação em setores como de energia, finanças, saúde e recursos hídricos.
“A China tem um papel fundamental no contexto global e internacional”, observou Montenegro acrescentando que seu país concorda com o conceito da Iniciativa para a Governança Global, proposta pelo presidente Xi Jinping.
O primeiro-ministro concluiu que a China é uma parceira insubstituível da Europa e que Portugal está disposto a desempenhar um papel ativo na promoção de um relacionamento sólido e estável entre Europa e China.
Fonte: CMG