Xi Jinping apresenta visão estratégica para o futuro das relações China-União Europeia
O líder chinês afirmou que as relações China-UE se encontram em um momento histórico
CGTN – O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se hoje (24), em Beijing, com o presidente do Conselho Europeu, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, por ocasião da 25ª Reunião de Líderes China-União Europeia.
Durante o encontro, Xi Jinping ressaltou que, ao longo dos 50 anos de relações diplomáticas entre China e UE, os intercâmbios e a cooperação produziram resultados frutíferos, beneficiando ambas as partes e o mundo. Ele destacou que o respeito mútuo, a busca por consensos apesar das diferenças, a abertura e o benefício recíproco são fundamentos importantes dessa trajetória e devem continuar norteando o desenvolvimento futuro da relação sino-europeia.
O líder chinês afirmou que as relações China-UE se encontram em um momento histórico, ao se celebrarem cinco décadas de laços diplomáticas e os 80 anos da fundação das Nações Unidas. "Tanto a China como a UE são forças construtivas que defendem o multilateralismo e a cooperação aberta,” afirmou Xi Jinping, sublinhando que, diante da crescente complexidade internacional, é ainda mais necessário reforçar a comunicação, aumentar a confiança mútua e aprofundar a cooperação. Ele apelou para que ambas as lideranças ajam com visão de longo prazo, assumam sua responsabilidade histórica e façam escolhas estratégicas que atendam às expectativas dos dois povos.
Para fortalecer essa relação, Xi Jinping apresentou três propostas:
- Respeito mútuo e clareza de posicionamento
Xi Jinping reiterou que a China é um país pacífico, defensor da harmonia, inclusão e da cooperação de benefício mútuo. Ressaltou que diferentes histórias, culturas, sistemas e estágios de desenvolvimento não devem ser obstáculos para o avanço das relações bilaterais. Alertou contra julgamentos com base em visões ocidentais, que podem levar a interpretações equivocadas. “Não há conflitos de interesse fundamentais ou contradições geopolíticas entre China e Europa. A nossa relação não é dirigida contra terceiros, nem depende deles”, frisou. O líder defendeu maior comunicação estratégica, fortalecimento da confiança e a construção de uma compreensão mútua adequada.
- Abertura, cooperação e gestão de divergências
Xi Jinping afirmou que “reduzir a dependência" não deve significar reduzir a cooperação. Segundo ele, a essência das relações econômicas e comerciais entre China e UE está na complementaridade e nos ganhos compartilhados. Enfatizou que é possível atingir um equilíbrio dinâmico no desenvolvimento e encorajou o bloco europeu a manter abertos seus mercados de comércio e investimento, evitando o uso de ferramentas restritivas, e a criar um ambiente favorável para empresas chinesas que desejam investir na Europa.
- Defesa do multilateralismo e das regras internacionais
Xi Jinping defendeu que China e Europa devem proteger, juntas, a ordem e as regras internacionais estabelecidas após a Segunda Guerra Mundial, promovendo uma governança global mais justa e equilibrada. Destacou a necessidade da cooperação para enfrentar desafios comuns, como as mudanças climáticas, e afirmou que a tocha do multilateralismo deve iluminar o caminho da humanidade. Salientou ainda a importância de manter o apoio mútuo à solução pacífica de disputas internacionais por meios políticos.
“A China está disposta a reforçar a coordenação com a UE para garantir o êxito da Conferência de Belém sobre Mudanças Climáticas neste ano e contribuir para o combate à crise climática e a transição verde global,” disse. Xi Jinping também expressou disposição em dialogar com a UE sobre inteligência artificial e trabalhar conjuntamente por uma multipolaridade mais equilibrada e uma globalização mais inclusiva.
Tradução: Isabel Shi
Revisão: Denise Melo
Fonte: CMG
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: