Xi e sua esposa encontram-se com rei e rainha-mãe do Camboja
Xi relembrou sua visita de Estado ao Camboja em abril e a hospitalidade que recebeu do rei Sihamoni e do povo cambojano
Beijing, 26 ago (Xinhua) – O presidente chinês, Xi Jinping, e sua esposa, Peng Liyuan, se encontraram com o rei Norodom Sihamoni e a rainha-mãe Norodom Monineath Sihanouk, do Camboja, em Beijing, nesta terça-feira.
Xi deu as boas-vindas a eles por visitarem a China novamente e saudou o rei Sihamoni por participar dos eventos que marcam o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e na Guerra Antifascista Mundial.
Xi relembrou sua visita de Estado ao Camboja em abril e a hospitalidade que recebeu do rei Sihamoni e do povo cambojano.
As relações entre a China e o Camboja resistiram às provações das vicissitudes internacionais e os dois lados forjaram uma amizade sólida ao compartilhar alegrias e tristezas, o que se tornou um bem precioso para os dois povos e merece ser ainda mais valorizado por ambos os lados, disse Xi.
Diante de uma situação internacional entrelaçada com mudanças e caos, a China e o Camboja devem permanecer mais firmemente unidos, levar adiante a amizade tradicional, fortalecer a solidariedade e a cooperação, acelerar a construção de uma comunidade China-Camboja sob todas as condições com um futuro compartilhado na nova era e trazer mais benefícios aos dois povos, disse ele.
Xi disse que a China apoia firmemente o povo cambojano a seguir um caminho de desenvolvimento adequado às suas condições nacionais e a alcançar paz e estabilidade de longo prazo para seu país.
Sihamoni e Monineath disseram que estão felizes por visitar a China novamente e por serem convidados a participar dos eventos que marcam o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e na Guerra Antifascista Mundial.
O povo chinês fez contribuições significativas para a manutenção da paz mundial, o que merece ser lembrado para sempre, disseram eles.
Ambos os lados conversaram sobre amizade, discutiram cooperação e alcançaram resultados importantes durante a histórica visita de Estado do presidente Xi ao Camboja em abril, disseram eles.
Eles disseram que o Camboja sempre viu as relações bilaterais de uma perspectiva estratégica e está disposto a levar adiante a amizade tradicional e construir conjuntamente uma comunidade Camboja-China sob todas as condições com um futuro compartilhado na nova era.