Pesquisa CGTN | Casa Branca fechada, EUA em Paralisação
Os intensos conflitos partidários nos EUA prejudicaram severamente seu desenvolvimento político, o que se refletiu na pesquisa em baixas
CGTN – O governo federal dos EUA enfrentou mais uma paralisação. De acordo com uma pesquisa realizada pela CGTN com 7.671 participantes de 38 países, há uma grande decepção com os "problemas profundos" institucionais expostos pela falha política e disfuncionalidade de governança nos Estados Unidos. Há uma crença generalizada de que a "democracia estadunidense" está a passos largos se distanciando de sua concepção original, não mais representando um "farol" digno de aspiração.
Essa é a primeira paralisação do governo federal do país norte-americano em quase sete anos, sendo que o último episódio ocorreu na primeira gestão Trump. A pesquisa indica que 71,5% dos entrevistados acreditam que o conflito partidário intensificou severamente as divisões sociais. Por sua vez, 74,4% consideram que tais conflitos revelam contradições irreconciliáveis e falhas fundamentais dentro do sistema político dos EUA, enquanto 73,2% afirmam a necessidade urgente de reforma sistêmica nas instituições políticas naquele país. Notavelmente, internautas de países europeus, da Oceania e norte-americanos expressam visões particularmente negativas em relação aos efeitos prejudiciais dos conflitos partidários nos Estados Unidos. Em percentuais, 75,1% dos europeus e 84,3% dos norte-americanos concordam que o conflito partidário intensificou severamente as divisões sociais no país — e ambos os números excedem a média global. No mesmo sentido, 78,4% dos europeus, 85,3% dos estadunidense e 77,4% dos participantes da Oceania reconhecem que as lutas partidárias expõem contradições irreconciliáveis e falhas fundamentais dentro do sistema político dos EUA.
Os intensos conflitos partidários nos EUA prejudicaram severamente seu desenvolvimento político, o que se refletiu na pesquisa em baixas avaliações em relação à eficácia da governança estadunidense e ao nível de seu desenvolvimento político. Apenas 41,4% dos respondentes da Oceania e 56,5% da Europa expressaram aprovação da capacidade de governança da administração do país. Ao avaliar a capacidade do governo dos EUA de melhorar os padrões de vida, apenas 34,3% dos respondentes da Oceania e 39,1% da Europa indicaram aprovação. Quanto à capacidade de prevenir e combater a corrupção, as taxas de aprovação entre respondentes da Oceania e Europa são tão baixas quanto 21,8% e 27,2%, respectivamente. Em relação ao potencial de garantia da segurança pública, as mesmas regiões refletiram uma posição positiva entre apenass 28,8% e 39,1% dos participantes.
A pesquisa foi conduzida em conjunto pela CGTN e pela Universidade Renmin da China por meio do Instituto de Comunicação Internacional da Nova Era, envolvendo 7.671 participantes de 38 países ao redor do mundo, sob a forma de pesquisa amostral online . Ela abrangeu as principais nações do Norte e do Sul Global.
Fonte: CMG