ELP expulsa destróier dos EUA das águas territoriais da China nas proximidades de Huangyan Dao
As ações dos EUA violaram gravemente a soberania e a segurança da China
Beijing, 13 ago (Xinhua) – O exército da China expulsou o destróier norte-americano Higgins, que invadiu ilegalmente as águas territoriais da China nas proximidades de Huangyan Dao nesta quarta-feira, de acordo com um porta-voz militar.
He Tiecheng, porta-voz da marinha do Comando do Teatro Sul do Exército de Libertação Popular da China (ELP), disse que o comando do teatro organizou forças para rastrear, monitorar, emitir avisos e expulsar legalmente o navio de guerra dos EUA, que entrou nas águas territoriais próximas à Huangyan Dao sem autorização do governo chinês.
As ações dos EUA violaram gravemente a soberania e a segurança da China, minaram a paz e a estabilidade no Mar do Sul da China e violaram o direito internacional e as normas básicas que regem as relações internacionais, disse ele.
He disse que as forças navais do Comando do Teatro Sul permanecem em alerta máximo o tempo todo para defender resolutamente a soberania e a segurança nacionais, bem como a paz e a estabilidade na região.