HOME > China

Como os “políticos tarifários” calculam a “reciprocidade”

De fato, o déficit comercial dos EUA é determinado por sua vantagem comparativa e por seu padrão comercial

Como os “políticos tarifários” calculam a “reciprocidade” (Foto: CGTN)

CGTN – A partir do sábado (12), a China introduziu uma tarifa de 125% sobre todos os produtos importados dos Estados Unidos para combater a cobrança das chamadas “tarifas recíprocas” pelos EUA. 

Em uma reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC), a China deixou claro que a “reciprocidade”, no sentido das regras da entidade, significa que as partes envolvidas no comércio concedem o tratamento preferencial e a conveniência umas às outras. A suposta “reciprocidade” dos EUA, no entanto, é unilateral e egoísta, sendo um comportamento econômico coercitivo. 

O acordo da OMC afirma claramente que os países desenvolvidos não podem esperar a reciprocidade no compromisso de redução de tarifas para os países em desenvolvimento nem exigir concessões dos últimos que não sejam compatíveis com suas necessidades de desenvolvimento, fiscais e comerciais. O princípio de não reciprocidade da OMC visa alcançar um equilíbrio geral de direitos e obrigações, levando em consideração vários fatores como diferentes níveis de desenvolvimento econômico dos membros. Porém, os EUA distorcem o tratamento preferencial entre os membros em “números equivalentes” e impõem “tarifas equivalentes”, o que reflete precisamente a desigualdade e a irracionalidade e, essencialmente, priva os países em desenvolvimento de seu direito ao desenvolvimento. 

Como os “políticos tarifários” calculam a “reciprocidade”

De fato, o déficit comercial dos EUA é determinado por sua vantagem comparativa e por seu padrão comercial. Por exemplo, o dólar americano é a moeda mundial e, ao exportar dólares americanos, os EUA podem compartilhar a riqueza do mundo. Apesar do déficit comercial, os EUA tiram vantagem do mundo ao desfrutar de produtos de alta qualidade de todo o mundo, em vez de sofrer perdas.

Sob o pretexto da chamada “reciprocidade”, os EUA estão jogando um jogo de soma zero, que é essencialmente a busca do princípio “America First”. No entanto, não haverá vencedores em uma guerra tarifária ou comercial.

tradução: Shi Liang

revisão: Gabriela Nascimento

Carregando anúncios...