China diz que pressão dos EUA não vai funcionar
Vice-ministro chinês enfatizou que, para Pequim, os dois países têm “amplos interesses comuns e grande espaço para cooperação”
Por Bianca Penteado, de Pequim – O vice-ministro das Relações Exteriores da China, Ma Zhaoxu, declarou nesta sexta-feira (29), em coletiva de imprensa, que qualquer forma de “pressão ou coerção sobre a China” não terá resultado nas relações com os Estados Unidos.
De acordo com o vice-ministro, ao longo de 2025 o presidente chinês Xi Jinping e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já realizaram duas conversas telefônicas e trocaram diversas cartas. O diplomata enfatizou que, para Pequim, os dois países têm “amplos interesses comuns e grande espaço para cooperação”.
Ma Zhaoxu ainda destacou a visão de Xi Jinping de que China e Estados Unidos podem ser “parceiros e amigos” e trabalhar juntos em projetos “concretos, importantes e benéficos não apenas para ambos, mas para o mundo inteiro”.
“Estamos comprometidos em buscar respeito mútuo e cooperação com os Estados Unidos. Ao mesmo tempo, defenderemos com firmeza a soberania, a segurança e os interesses de desenvolvimento da China”, enfatizou.