HOME > China

Chancelaria chinesa refuta declarações de Lai Ching-te no dia 10 de outubro

O diplomata disse que Lai Ching-te voltou a disseminar a “independência de Taiwan”

CGTN – O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, refutou hoje (10), na coletiva de imprensa, as declarações do líder da região de Taiwan, Lai Ching-te, feitas no mesmo dia.

O diplomata disse que Lai Ching-te voltou a disseminar a “independência de Taiwan”, e proferiu um discurso infundado e errôneo sobre os tópicos da resolução No. 2758 das Nações Unidas e da paz e estabilidade no Estreito de Taiwan.

Segundo o porta-voz, Lai Ching-te distorceu fatos históricos e desafiou o consenso internacional, expondo sua natureza teimosa de "causador de problemas", "criador de perigos" e "instigador de guerras".

Há somente uma China no mundo e Taiwan é uma parte inalienável do território da China. Este é o verdadeiro status quo no Estreito de Taiwan. A maior ameaça à paz e à estabilidade no Estreito de Taiwan provém das atividades separatistas que defendem a “independência de Taiwan” e da interferência externa. A questão de Taiwan é um assunto puramente interno da China. A oposição à criação de “duas Chinas” ou “uma China, um Taiwan” e o apoio à reunificação completa da China são princípios fundamentais defendidos pela comunidade internacional que reconhece o princípio de Uma Só China.

Fonte: CMG

Carregando anúncios...