Vistos de comitiva brasileira que irá à ONU ainda estão 'em processamento', diz Itamaraty
"Não temos porque achar que os Estados Unidos não seguirão suas obrigações legais com relação à concessão de vistos”, diz Marcelo Viegas
247 - O Ministério das Relações Exteriores confirmou nesta segunda-feira (15) que parte da delegação brasileira destinada à Assembleia Geral da ONU ainda não recebeu vistos dos Estados Unidos. “A indicação do governo dos Estados Unidos é de que os (vistos) que ainda não foram concedidos estão em vias de processamento. Não tenho como especular sobre qual vai ser o resultado desse processamento, inclusive é uma prerrogativa soberana dos Estados Unidos a concessão de vistos ou não, ainda que a concessão de vistos para ir à ONU existe uma obrigação claramente estabelecida no acordo de sede que obriga os EUA a conceder esses vistos”, disse diretor do Departamento de Organismos Internacionais do Itamaraty, Marcelo Viegas, de acordo com o Estadão Conteúdo.
EUA mantêm vistos em processamento
O diretor do Itamaraty afirmou que o Brasil não tem motivos para acreditar que os Estados Unidos descumprirão seus compromissos. “Qualquer medida que não se conforme com o estabelecido no acordo é uma violação legal. Não temos porque achar que os Estados Unidos não seguirão suas obrigações legais com relação à concessão de vistos”, destacou.Questionado sobre o tamanho da comitiva, Viegas afirmou não dispor de informações sobre eventual redução neste ano.
Caso da Palestina amplia debate diplomático
Na última sexta-feira (12), o comitê da ONU responsável pelas relações com o Estado sede discutiu o tema após os EUA revogarem vistos de membros da Autoridade Palestina, sob a alegação de apoio ao Hamas.
“O Brasil não é membro do comitê, mas participou dessa sessão, e levantou preocupações quanto ao não cumprimento das obrigações do Estado sede com relação à concessão de vistos”, relatou Viegas. Segundo ele, a reunião demonstrou rejeição de diversos países a qualquer medida em desacordo com o tratado internacional.