Violência faz paralisações em escolas dispararem 245% em dois anos
Dados são do Anuário de Segurança Pública e compreendem o período entre 2021 e 2023
247 - O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na última semana, mostrou que o percentual de escolas que tiveram de interromper o calendário escolar por vários dias devido a episódios de violência aumentou 245,6% no período entre 2021 e 2023.
De acordo com os dados, em 2023, um total de 3,6% das escolas brasileiras apontaram o impacto da violência nos dias letivos. Em 2021, apenas 1% das escolas disseram que foram forçadas aparar as aulas por conta da violência.
Além disso, os dados apontam que os estados do Rio Grande do Norte e do Rio de Janeiro também sofrem com a disputa violenta pelo território. No estado potiguar, 29% das escolas passaram por fechamentos devido à violência associada a grupos criminosos. Já no RJ, a taxa foi de 8,7%.
“Embora possamos atribuir o crescimento geral no percentual de interrupções do calendário escolar das escolas brasileiras às ameaças e episódios de violência extrema que instilaram pânico e induziram a adoção de medidas preventivas e emergenciais mais drásticas, é necessário sublinhar a centralidade e magnitude do impacto do crime organizado e das políticas para seu enfrentamento no cotidiano das escolas do país”, diz o Anuário.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: