Valdemar se justifica após comparar Bolsonaro a Che Guevara
Presidente do PL afirma que não equiparou ex-presidente ao revolucionário cubano, mas sim ao processo de “mitificação” em torno de ambos
247 - O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, divulgou nota nesta segunda-feira (25) para esclarecer declarações feitas durante evento em São Paulo que repercutiram ao comparar Jair Bolsonaro ao líder revolucionário argentino-cubano Ernesto Che Guevara.
“Que fique claro: nunca comparei Bolsonaro com Che Guevara, até porque o cubano era de esquerda e deixei isso claro”, escreveu Valdemar. Segundo ele, a referência dizia respeito apenas ao processo de mitificação: “O que eu comparei foi o processo de mitificação e reafirmo: estão transformando Bolsonaro em um mártir, um mito ainda maior do que já é. Jair é o legítimo líder da nossa direita e continuará sendo”.
Mais cedo, em debate promovido pelo grupo Esfera Brasil, o dirigente havia destacado o poder de transferência de votos de Bolsonaro, apesar de sua inelegibilidade e dos processos judiciais que enfrenta.
“É inacreditável a força de transferência do voto do Bolsonaro. O eleitor dele é fiel. E essas coisas [processos na Justiça] estão fazendo com que ele vire um Che Guevara. O Che Guevara tinha um carisma como o Bolsonaro. (…) Daqui 30, 40 anos, do jeito que estão fazendo com o Bolsonaro, você também vai ver gente com camiseta do Bolsonaro”, afirmou à GloboNews.
Inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Jair Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado em 2022 e cumpre prisão domiciliar por descumprimento de medidas cautelares.