HOME > Brasil

Trump "ofende" relação com Brasil e aplica sanções ilegais à esposa de Moraes, diz Itamaraty

O comunicado destaca a defesa da democracia pelas instituições do Brasil, após os sucessivos ataques do governo dos EUA

Viviane Barci de Moraes (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

247 - O Ministério das Relações Exteriores condenou, em nota nesta segunda-feira (22), a imposição de sanções, pelo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e a instituto ligado a ele.

O comunicado destaca a defesa da democracia pelas instituições do Brasil, após os sucessivos ataques do governo dos EUA, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos de prisão pelo STF por liderar a trama golpista.

"O recurso do governo Trump à Lei Magnitsky, no caso do Brasil, uma democracia que se defendeu, com êxito, de uma tentativa de golpe de Estado, não apenas é uma ofensa aos 201 anos de amizade entre os dois países. Representa também a politização e o desvirtuamento na aplicação da lei, como já manifestado recentemente por um de seus co-autores, o deputado James McGovern. Em carta dirigida em agosto último aos Secretários de Estado, Marco Rubio, e do Tesouro, Scott Bessent, McGovern definiu como 'vergonhoso' o recurso à Lei Magnitsky, pela Adminitração Trump, com o objetivo de 'minar os esforços do Poder Judiciário brasileiro para defender as instituições democráticas e o estado de direito'".

Artigos Relacionados