TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Tarcisio se queima no STF ao tentar salvar Bolsonaro

      Apoio a Trump, críticas veladas ao Judiciário e articulações por anistia a Bolsonaro ampliam desgaste de Tarcísio entre ministros do Supremo

      Tarcísio de Freitas (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – Os movimentos recentes do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, causaram forte desconforto entre ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), principalmente após sua reação ao tarifaço imposto ao Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A informação foi revelada pela colunista Bela Megale, do jornal O Globo.

      O primeiro gesto mal recebido foi o compartilhamento, por Tarcísio, de uma publicação em que Trump denuncia uma suposta “caça às bruxas” contra Jair Bolsonaro no Brasil. Ao replicar a postagem, o governador escreveu que o ex-presidente “deve ser julgado somente pelo povo brasileiro, durante as eleições”. Para ao menos três ministros ouvidos pela coluna, a manifestação de Tarcísio foi vista como uma adesão ao discurso de Trump, que critica frontalmente o STF.

      O mal-estar aumentou quando Tarcísio sugeriu a ministros do Supremo a liberação de uma viagem de Jair Bolsonaro aos Estados Unidos, com o objetivo de negociar diretamente com Trump. Segundo revelou a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, o plano envolveria a presença dos presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, para discutir uma proposta de anistia ao ex-presidente. A ideia foi classificada como “esdrúxula” por integrantes da Corte.

      Os ministros avaliam que Tarcísio tem intensificado seus gestos em direção à base bolsonarista, num movimento calculado para se consolidar como herdeiro político de Bolsonaro com vistas às eleições presidenciais de 2026. Em março deste ano, ele já havia sido criticado por seu discurso em um ato pró-Bolsonaro no Rio de Janeiro, no qual afirmou que os réus do 8 de Janeiro eram “inocentes que receberam penas desarrazoadas” e que a anistia seria um caminho para pacificar o país.

      Entre os que se opõem a essa escalada estão ministros influentes como Alexandre de Moraes, que interpretam as atitudes do governador como tentativas perigosas de deslegitimar o Judiciário e tensionar ainda mais o ambiente político. A crescente aproximação de Tarcísio com as narrativas bolsonaristas, mesmo diante de condenações firmadas pelo STF, elevou o tom das críticas dentro da Corte, aprofundando o desgaste institucional entre o governador e o Supremo.

      Relacionados

      Carregando anúncios...