TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Sinalização de Hugo Motta impulsiona avanço da PEC do semipresidencialismo na Câmara

      Proposta já conta com 178 adesões, acima do mínimo necessário para ser protocolada

      Hugo Motta (Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca transformar o Brasil em um país semipresidencialista, com maior poder para o Congresso, ganhou força nas últimas semanas. A proposta, que já conta com 178 adesões — acima do mínimo necessário para ser protocolada —, é de autoria do deputado Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) e vem sendo defendida com vigor por figuras como o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). As informações são da Coluna do Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo.

      O semipresidencialismo, modelo intermediário entre o presidencialismo atual e o parlamentarismo, prevê que o presidente da República continue sendo o chefe de Estado e comandante supremo das Forças Armadas, mas com a criação da figura de um primeiro-ministro, que assumiria a função de chefe de governo.

      Motta, em recente entrevista à GloboNews, destacou que a discussão sobre o parlamentarismo deve ocorrer de forma aberta tanto na Câmara quanto no Senado, mas alertou para a necessidade de cautela para evitar conflitos de interesse que possam prejudicar a aprovação de um novo sistema de governo.

      A PEC surge em um momento de intensas disputas políticas, especialmente no tocante à execução do Orçamento da União. Nos últimos anos, o Congresso tem exercido um papel cada vez mais forte sobre a destinação das emendas, um movimento que enfraqueceu o Executivo, mas que também gerou críticas, como as feitas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino.

      A proposta de mudança de sistema tem o apoio de autoridades, como o ministro Gilmar Mendes (STF) e o ex-presidente Michel Temer (MDB), que já se manifestaram favoravelmente ao semipresidencialismo como alternativa ao atual modelo de governança.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...