HOME > Brasil

Senado cria CPI para investigar atuação do crime organizado no país

Objetivo do colegiado é investigar o funcionamento das facções criminosas e sugerir medidas para o enfrentamento ao crime organizado

Plenário do Senado (Foto: Antonio Cruz/Ag. Brasil )

247 – O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), leu, nesta terça-feira (17), o requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai apurar a atuação de organizações criminosas e milícias no Brasil. Com a leitura, o colegiado é oficialmente criado e agora aguarda a indicação dos líderes partidários para compor a comissão.

A CPI foi proposta pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que recolheu o número mínimo de assinaturas ainda em fevereiro para apresentar o requerimento. Segundo ele, o objetivo é investigar o funcionamento das facções criminosas e sugerir medidas para o enfrentamento ao crime organizado.

"O crime organizado está cada vez mais presente em todo o território nacional e inserido em atividades econômicas relevantes", afirmou o senador.

A comissão contará com 11 membros titulares e sete suplentes. O prazo de funcionamento será de 120 dias, com orçamento estimado em R$ 30 mil.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...