Reginaldo Lopes propõe frente em defesa das terras raras e de minerais críticos
Deputado diz que a exploração racional, ambientalmente sustentável e economicamente estratégica de terras raras pode abrir caminho para diversos benefícios
247 – O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) apresentou um requerimento à presidência da Câmara para a criação de uma frente parlamentar mista voltada à defesa das terras raras e de minerais considerados críticos e estratégicos.
A frente parlamentar visa "reunir esforços do Legislativo, do Executivo, da academia, da sociedade civil e da iniciativa privada para a formulação e articulação de políticas públicas que garantam o aproveitamento soberano, sustentável e estratégico" dos recursos.
No documento, Lopes destaca que esses materiais estão presentes em setores como veículos elétricos, telecomunicações, defesa, energias renováveis e indústria aeroespacial. As terras raras, grupo de 17 elementos químicos, são usadas ainda na produção de ímãs permanentes, motores de alta performance, celulares e turbinas eólicas, por exemplo.
Apesar de o Brasil ter a terceira maior reserva conhecida de terras raras no mundo, ainda importa a maior parte dos produtos industrializados a partir desses minerais. Para Lopes, isso representa uma perda de oportunidades estratégicas de agregação de valor, geração de emprego e fortalecimento da soberania nacional.
De acordo com o parlamentar, a “exploração racional, ambientalmente sustentável e economicamente estratégica das terras raras brasileiras” pode abrir caminho para uma série de benefícios de longo prazo, incluindo a atração de investimentos nacionais e estrangeiros, além da geração de empregos qualificados.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: